Área do Cliente

Área do Cliente

Área do administrador

Notícias

Diversidade nas empresas leva a aumento na produtividade, mostra estudo

Acréscimo pode chegar a 5% na produtividade quando há diversidade de gênero, por exemplo.

Um estudo feito pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) sobre o impacto da diversidade no mercado de trabalho mostra aumento na produtividade das empresas entre 2010 e 2019.

De acordo com o levantamento, para cada 10% de aumento na diversidade étnico-racial, observou-se um incremento de quase 4% na produtividade das empresas.

Além disso, para cada 10% de elevação da diversidade de gênero, verificou-se um acréscimo de quase 5% na produtividade das empresas.

O estudo ainda mostra que, nos resultados por setores econômicos, para cada 1 ponto percentual no incremento da diversidade étnico-racial das empresas do setor de serviços, em média, a produtividade dos negócios aumentou em 0,19%. No caso das empresas do setor de comércio, o aumento foi de 0,16% e, na indústria, de 0,15%.

De acordo com o ID_BR, o ganho em produtividade se dá devido aos seguintes fatores:

  • melhorias no nível de bem-estar predominante entre as pessoas na organização;
  • composição de quadros com competências e habilidades mais diversificadas;
  • melhorias no clima organizacional que atuam na potencialização da performance dos/as profissionais;
  • declínio do turnover, ou seja, da rotatividade de profissionais nos times das empresas;
  • maior capacidade da organização em atrair profissionais com elevadas habilidades e competências, mas que também priorizam ambientes de trabalho mais inclusivos e menos hostis.
“Os dados analisados fornecem um avanço pioneiro para a compreensão da viabilidade do estabelecimento da D&I no contexto corporativo brasileiro, uma vez que demonstrou por meios quantitativos que avanços em tal direção impactam positiva e substancialmente o desempenho financeiro das organizações”, diz Tom Mendes, diretor financeiro e administrativo do ID_BR.

Ainda de acordo com Mendes, o levantamento mostra que os esforços e investimentos das empresas em prol da diversidade & inclusão podem fazer grande diferença não somente para uma sociedade mais justa e equitativa, mas também na otimização da performance mercadológica das organizações em um sistema econômico que se mostra cada vez mais competitivo e dinâmico.