Saiba como proteger o patrimônio e as informações da empresa
Muitas empresas nascem em casa ou em um pequeno escritório com poucas pessoas
Muitas empresas nascem em casa ou em um pequeno escritório com poucas pessoas. Logo que surge o crescimento é necessário contratar pessoas, escolher um ambiente corporativo, comprar as principais ferramentas de trabalho como notebooks, mesas, cadeiras, telefone e etc. Nesse período de crescimento é importante que o empreendedor saiba proteger o patrimônio da empresa contra roubos, vazamento de informações e investir na segurança dos colaboradores.
Câmeras e alarmes
Muitas empresas apostam em escritórios em prédios comerciais, a fim de manter a segurança dos objetos como computadores. Mesmo assim, investir em câmeras de segurança e alarmes pode evitar dores de cabeça. Existem sistemas que permitem o acesso remoto e exibe notificações se algo de errado for notado.
Sistema de identificação
Conhecer seus colaboradores é fundamental, mas sabemos que conforme a empresa cresce uma hora fica difícil interagir com todos. Por isso é importante investir em sistemas de identificação como crachás em PVC na entrada e saída dos funcionários. Existem ótimas empresas, como essa, que personalizam de acordo com as características e necessidades da sua empresa. Hoje muitos negócios apostam na qualidade de vida e permitem que o colaborador seja mais independente, sem preocupação sobre os horários de entrada e saída, se for esse o caso da sua empresa o crachá é uma ferramenta apenas de identificação para garantir que nenhum estranho entre sem ser convidado.
Produtos e serviços
Para quem trabalha direto com entrada e saída de produtos é imprescindível controlar a entrada e saída de estoque. Para isso, invista em um sistema de controle que permite saber a quantidade de produtos existente, o número de saída e a projeção de saída dos próximos itens. Isso evita que aconteça roubos e você mantem o controle para evitar desperdiço ou compras em excesso.
No caso de prestação de serviço onde a informação é chave principal, a dica é investir na segurança da informação. Em uma agência de marketing digital, por exemplo, é preciso assegurar que as informações não serão roubadas por terceiros. Uma solução é fazer uso de senhas fortes que incluam números, letras e caracteres. Investir em um bom antivírus também é fundamental e uma prática que é muito usada para as pessoas que acessam o conteúdo da empresa de forma remota é as VPNs, que são redes privadas virtuais. Elas permitem que os colaboradores acessem as informações dos dispositivos móveis, por exemplo, mas apenas os usuários autorizados. Esse tipo de conexão não deixa que outros usuários que compartilham a mesma conexão de WI-FI, por exemplo, acesse o dispositivo e obtenha as informações.